Decolonialidade & Sociologia na América Latina

O livro “Decolonialidade & Sociologia da América Latina,” organizado por Edna Castro e Renan Freitas Pinto (2018), oferece uma significativa contribuição ao debate sobre a decolonialidade do saber na América Latina. Resultado de um projeto de dois anos, a coletânea abrange 14 artigos que exploram diversas abordagens sobre a formação do pensamento sociológico no continente. A obra destaca a necessidade de analisar as sociedades latino-americanas em sua complexidade histórica, enfocando a colonialidade, a escravidão e a persistência de estruturas coloniais no pensamento contemporâneo.

Os capítulos abordam a diversidade de conhecimentos e epistemologias, desafiando as barreiras hegemônicas do pensamento eurocêntrico. A desconstrução de matrizes teóricas, o colonialismo interno e os estudos decoloniais emergem como ferramentas importantes na construção de uma sociologia latino-americana crítica.

O livro aborda também temas como epistemologias do sul, geopolítica do imperialismo, desigualdades sociais, e a relação entre desenvolvimento, modernidade e resistência. A diversidade de enfoques oferece um mosaico de perspectivas que destacam a necessidade de uma “inversão do olhar” para compreender e criticar a realidade da região.

Em suma, a obra se revela essencial para quem busca uma compreensão mais profunda da ecologia de saberes que molda a sociologia na América Latina e oferece um ponto de partida para explorar a diversidade de pensamento crítico na região.

Resenha de: CASTRO, Edna; PINTO, Renan Freitas (organizadores). Decolonialidade e Sociologia na América Latina. Belém: NAEA, 2018. 394p. Recebido em 17/03/2020. Aprovado em 29/06/2020. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da Unifap (Qualis A2).

A resenha está disponível neste link. Já o e-book pode ser baixado no site do NAEA/UFPA e no site do PPGSA/UFPA.